04 junho 2015

Resenha - Um Conto Sombrio dos Grimm

"Tem alguma criança pequena por perto? Se tiver acho melhor deixar pensarem que esse é realmente o fim da história a manda-las correndo para cama. Porque é aqui que as coisas começam a ficar, bem... muito incrível. Mas de uma forma terrivelmente sangrenta." - Um Conto Sombrio dos Grimm

Título Original: A Tale Dark and Grimm
Título Nacional: Um Conto Sombrio dos Grimm
Autor(a): Adam Gidwitz
Gênero: Fantasia, Aventura
Editora: Galera Junior/Galera Record
Número de Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2015
Sinopse: "João e Maria perambulam por oito fábulas e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também!
João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram."


  Esqueça tudo o que você sabe sobre os contos de fada, ou melhor, sobre João e Maria. E se eu te dissesse que tudo o que você sabe pode estar errado, pode ter sido amenizado. Calma, você pode descobrir toda a verdade em Um Conto Sombrio dos Grimm. O autor nos apresenta a reconstrução do famoso conto de fada, João e Maria, em uma aventura totalmente diferente do que conhecemos e uma história única que vai te prender até o final.



  A narrativa do livro é bem peculiar e bem divertida também, porque o narrador conta a história em terceira pessoa, mas durante a narrativa faz alguns comentários em primeira pessoa (tudo devidamente separado para que você não se confunda). Deste modo a história se torna bem dinâmica e muito fluida, Esse é um livro de leitura rápida, é leve e bem tranquilo.

  Como vocês podem ver acima a edição de Um Conto Sombrio dos Grimm é fantástica, temos ilustrações no começo, o inicio dos capítulos contam com um desenho único e a capa é realmente muito bonita. Todo o conjunto é muito bem feito, a lombada, a capa, as páginas, a Galera Record fez um trabalho espetacular com esse livro e merece destaque.

"Não era amor verdadeiro, talvez vocês estejam pensando. Apenas uma paixão de criança. Vocês poderiam achar isso. Mas, se achassem mesmo, seria  a prova de que estão velhos e não se lembram nem um pouco de como é ser criança." - Pág. 100


  A história em si é muito divertida, não é nada complexo demais, o enredo é bom e te prende bastante. A leitura fluí naturalmente e o desenvolvimento da história é muito bom. Em todos os contos por qual João e Maria passam, sempre temos um pouco de ação e um gancho que te instiga a ler o próximo. O ritmo da história se torna eletrizante e você não consegue parar de ler até ter acabado.

"Existe uma sabedoria nas crianças, uma espécie de consciência, uma espécia de crença, que nós, enquanto adultos, não temos. Existe um momento em que um reino precisa de suas crianças. Destas crianças. João e Maria." - Pág. 259

  Os personagens são muito cativantes e te conquistam já nas primeiras páginas, porém o autor não explora tanto a personalidade deles. A ambientação da história é muito boa e Adam Gidwitz faz você se sentir em um conto de fadas, é impressionante como ele nos aproxima da história e nos deixa familiarizados com os personagens, sentimos junto com eles, vivemos junto a eles e torcemos para eles. A inocência das crianças, a delicadeza delas criam uma atmosfera infantil e muito agradável para o livro.


  Apesar de ser um livro infanto juvenil, o título não mente quando diz que é um conto 'sombrio'. Temos algumas partes sanguinárias, algumas partes assustadoras e algumas partes bem surpreendentes. Adam Gidwitz conseguiu dar um toque diferente a um história que já conhecemos, deixando-a mais atrativa, mas interessante e ao mesmo tempo sombria. Além de todas essas características positivas do livro temos algumas críticas implícitas no livro, sobre a vida adulta e o caráter do ser humano, críticas essas que deixam o livro um pouco mais profundo. 


  Pegar um conto já existente e remodela-lo de uma maneira diferente não é uma tarefa fácil e o autor conseguiu executar isso de uma forma muito boa, tornando o conto único e divertido. Apesar de ter uma história maneira, um enredo e um desenvolvimento muito bom, não consegui me conectar tanto com a história. Sabe quando o livro é bom, a narrativa é leve, mas você não se conecta tanto com a trama? Isso aconteceu comigo.

  Por isso deixo bem claro que se você gosta de contos e recontos com uma pitada de terror e uma história diferente e única, não pode deixar de ler Um Conto Sombrio dos Grimm e tirar as suas próprias conclusões.

"Vejam bem o mundo dos Grimm pode ser um lugar bem angustiante, Mas vale a pena ser explorado. Afinal de contas, é nas zonas mais escurascda vida que se encontra a beleza mais iluminada e a sabedoria mais profunda...E claro, a maior quantidade de sangue." - Pág. 11

LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA GALERA RECORD.
Você pode acessar o site da editora Galera Record clicando AQUI.
Você pode acessar o Facebook da editora Galera Record clicando AQUI.

Um comentário:

  1. Olá
    Primeiro, resenha muito bacana a sua.
    Segundo, esse nome me dá um pouco de receio por quê sei que o sombrio, e até o sangrento, para mim, para o resto das pessoas e para o mercado são coisas bem diferentes.A minha expectativa sempre cai por terra ao ler o livro, sangue sem brutalidade é irritante pra mim mas você me deixou curioso e com certeza lerei o livro.
    Abraço.

    chacomresenha.blogspot.com

    ResponderExcluir