10 janeiro 2014

Resenha - Coração de Tinta

Se você gosta de livros DEVE ler Coração de Tinta !

Título Original: Tintenherz (Alemanha)
Título Nacional: Coração de Tinta
Ano de Lançamento: 2006
Número de Páginas: 456 páginas
Editora: Companhia das Letras
Tradutor: Sonali Bertuol
Sinopse: "Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição." 

Se você como eu gosta de ler, gosta de livros, gosta de uma boa história você deve ler Coração de Tinta. O livro conta a história de Meggie uma garota que ama ler. Também pudera, seu pai Mortimer ou Mo como é mais conhecido é um encadernador de livros e desde sempre incentivou sua filha à leitura. Mo porém nunca leu em voz alta para ela, ele tem a incrível habilidade de tirar os personagens do livro, Meggie nunca questionou o por quê disso porém, em uma bela noite quado Meggie se preparava para ler antes de dormir, ela vê pela janela a figura de um homem desconhecido. O homem desconhecido é Dedo Empoeirado um velho "amigo" de seu pai. A partir dessa inusitada visita o livro se desenrola e dão se inicio as aventuras.

   Coração de Tinta foi o primeiro livro que li da autora Cornelia Funke e devo dizer que me encantei pela escrita dela. O livro consegue ser perfeitamente balanceado, tudo é descrito de forma bem clara, a autora consegue nos passar vários detalhes e descrições, dos locais, dos personagens, das lutas sem enrolação. A narrativa é em terceira pessoa e é muito leve e fluída. O livro pode ser considerado grande, mas a história em momento algum se torna cansativa ou monótona ao contrario ela te prende cada vez mais, eu devorei esse livro em uns quatro ou cinco dias, e teve um momento que não conseguia parar de ler.

  Os personagens são muito bem construídos, e eu não estou exagerando quando digo ,muito bem construídos, os personagens são incríveis e se você gosta de ler é impossível não se identificar com a Meggie. A personagem principal é muito cativante e apesar de ter apenas 12 anos é mais corajosa do que muitas outras personagens frescas por aí, ela é valente e destemida e não perde sua inocência. Ao decorrer do livro ela consegue em algumas passagens descrever TUDO o que sentimos quando estamos lendo, entrar em um mundo completamente diferente, fazer das palavras nossas amigas e quando estamos aflitos e procuramos um mundo diferente onde podemos nos refugiar.

 Os outros personagens são muito bem construídos também e eu posso dizer que eu gostei de todos, não consegui me decidir em ter um personagem favorito, todos tem sua própria personalidade cativante, mesmo  Elinor que pode ser considerada chata por alguns me conquistou. Capricórnio e seus capangas são realmente malvados e a mesma raiva que Meggie sente deles, você sente também e com razão. Fenoglio foi outro personagem que me conquistou, o velhinho só aparece depois da metade do livro e digamos que ele é incrivelmente inteligente, ele e Meggie são a dupla perfeita.

  Além disso o livro, nos traz um turbilhão de sentimento à tona, como a narrativa é em terceira pessoa você consegue ver vários pontos de vista diferentes, a história se torna mais ampla e os sentimentos dos personagens são tão intensos que você sente junto.

  Fechei 2013 com chave de ouro, Coração de Tinta foi o ultimo livro que li no ano de 2013 e com certeza um dos melhores. A história é realmente fantástica, e muito bem escrita. O livro é cheio de surpresas e ele não é NADA previsível, ele me surpreendeu várias vezes e o final, ah o final, como é bom. O final deste livro é muito bom e muito digno.




  Não sei ao certo se consegui expressar o quanto gostei desse livro, mas ele é sem sombra de duvidas um dos melhores que já li e por isso leva 5 estrelas mais favorito. Estou com muita vontade de ler a continuação mas não faço ideia de como vou lê-la. De toda maneira estou ansioso para ler Sangue de Tinta.

34 comentários:

  1. Oie :)

    Percebi que seu amor por esse livro ultrapassou fronteiras em hahaha. Comprei ele faz 1 semana e lerei assim que puder. "Se você gosta de livros precisa ler esse". Amei <3

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu quero bastante ler ele. No começo minha amiga estava louca para ler, e dai ela passou a loucura dela para mim, haha. Mas eu não comprei ainda porque ele é bem caro eu eu estou pobre no momento :/
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Noooossa, já tinha ouvido falar muito bem desse livro, só não comprei até agora porque ofrete pra onde eu moro é um absurdo t.t , mas assim que puder eu leio. Morro mesmo de vontade ter a trilogia na minha estante *0*

    beeijos
    quenerdissealice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha, onde você mostra o quanto gostou desse livro, me fez ficar animada.
    Também gosto de leituras, onde posso saber vários pontos de vistas diferentes!
    Parabéns pela bela resenha!
    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  5. Woaaaaah, esse livro é perfeito e cada pagina que você ler, você fica mais surpreendido, eu indico esse livro também! :DD
    http://fevereira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Li esse faz tempo. Vou ter que reler pra ler as continuações (não que seja uma coisa ruim, veja bem).

    ResponderExcluir
  7. Eu amo esse livro! É uma perfeição né? Adoro a ideia de atraves da leitura conseguir trazer os personagens à vida. A única parte ruim é que quem está perto acaba entrando na história né! Mas gosto muito, achei um livro bem diferente, com uma leitura gostosa e super recomendo!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro e sou completamente apaixonado até hoje! A história é tão boa e divertida, cheia de ação, suspense e magia que você fica louco. Não vejo a hora de ler os outros dois da trilogia!
    Adorei a sua resenha, parceiro!
    Beijo
    Gabriel - Blog Corações de Neve

    ResponderExcluir
  9. Assisti ao filme muitos anos atrás, mas ainda não li o livro. Sinceramente, o filme me desanimou um pouco, mas pretendo ler o livro sim. O que me chamou atenção na sua resenha foi que o livro trouxe um turbilhão de sentimentos, os vários pontos de vista, a intensidade dos personagens, e que considerou a história bem escrita. Sua resenha me ganhou :DD

    ResponderExcluir
  10. Adoro esses livros super intensos que fazem agente sentir os sentimentos os personagens, se envolver e sofrer por eles!
    Esta na minha lista essa obra!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Me senti tentado com a frase inicial da resenha, pretendo ler esse livro muito em breve, seus comentários só me deixaram mais curioso!
    Pretendo ler muito em breve, gosto muito de livros desse tipo xD

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Olá tenho muita vontade de ler Corações de Tinta, mas como já assisti ao filme não conseguiria me conectar com o livro. Sei que deve ser muito diferente do que está escrito, mas mesmo assim. Enfim, é a primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro e gostei de saber alguns aspectos,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii Eu já ouvi muuito sobre esse livro, adoro o filme e imagino que o livro seja lindamente melhor. Mas ainda não consegui ler :c
    Acho que é um dos livros com tramas muito bem feitas e criativas! Adoro os lingua de prata!

    :D
    Beijinhos,
    Nina Xaubet
    Storytime, Storyteller

    ResponderExcluir
  14. Amo livros que surpreendem, amo personagens bem construídas. Adoro quando temos acesso a vários pontos de vista na história, isso enriquece bastante a narrativa. Nunca li nada da autora, mas esse será meu primeiro livro também. Comprei no final do ano, agora só preciso arrumar lugar na fila de leitura... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Amo livros assim e pelo que você colocou é o tipo de obra que nos transporta para o livro fazendo-nos viver de forma intensa toda a narração e desenvolvendo sentimentos diversos com o decorrer dela. E, parece que Meggie se tornará uma de minhas paixões, pelo que você colocou: "ela consegue em algumas passagens descrever TUDO o que sentimos quando estamos lendo, entrar em um mundo completamente diferente, fazer das palavras nossas amigas e quando estamos aflitos e procuramos um mundo diferente onde podemos nos refugiar."
    Parabéns pela resenha e por me apresentar Coração de Tinta.
    Abs pintados
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, adorei sua resenha, sempre tive vontade de ler estes livros, adoro as capas deles, elas são simples porém muito charmosas, adoro quando o livro nos envolve e nos surpreende e pelo jeito esta serie é deste jeito, também ouvi falar que possui o filme, quero ler e depois assistir haha, minha prima é muito fã dessa serie e já tinha falado muito bem dos livros, depois da sua resenha, fiquei com mais vontade de ler rs


    Abraços
    http://vampleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Já conhecia o livro, li algumas resenhas no ano passado e sempre fiquei curiosa pra ler, mas ainda não tive oportunidade.
    Confesso que quando li a primeira resenha, tudo que tinha imaginado foi totalmente diferente, é um livro que foi além de tudo.
    Gosto quando uma leitura nos passa os sentimentos ali mencionado, aqui pelo que li encontramos isso, sentimos na pele.
    Com toda certeza esse ano leio esse livro, mais uma serie pra minha listinha hehe.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Olá Carlos, confesso, eu assisti ao filme e gostei bastante .Hahahahahaha
    sabe é um mal que tenho e que tendo ao máximo não fazer, assistir antes de ler. Mas acho que nesta parte ate que foi bom, pois você falando da sua leitura e de como o livro é bom, as aventuras, sobre a Meggie e tudo mais, me senti mais empolgada sabe. Do tipo quero ler para ver e sentir tudo isso.
    Alem do outro lado que é livros são mais ricos nos detalhes e emoções que os filmes, e se adorei o filme, tenho certeza que vou amar o livro.
    Não sei quando vou poder ler ele, mas já marquei aqui na minha lista, e espero muito poder vivenciar o que sentiu nesta leitura.
    Parabéns Carlos pela bela resenha!

    PS: Queria ter a habilidade de trazer os personagens a vida ao ler em voz alta, assim traria o PATCH.Hahahahahahahahahaha

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  20. Oii tudo bem?
    Adorei a resenha *_* senti que é um dos livros que não devem passar em branco na vida da gente <3
    É ótimo quando adoramos um livro né?

    Beijinhos
    http://lendocomaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Deu para perceber muito bem qual foi a impressão que a leitura deixou em você.
    Ainda não conheço a escrita da autora. Quem sabe comece por essa trama? rs
    Prefiro tramas em terceira pessoa, justamente pelo que você explicou no final da resenha.
    Abç!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi,
    Adorei a resenha. Você tem o mesmo estilo que eu, também gosto muito de colocar minha paixão nas resenhas.
    Eu gosto de livro narrados por crianças / adolescente, normalmente nos livros com essa narração são mais fáceis de ser entendidos.

    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  23. Um livro que fala sobre uma menina que gosta de ler devido ao que incentivo que teve do pai deve realmente ser muito bom.
    Desde a primeira resenha que li desse livro que tenho vontade de conhecer a história de Meggie.
    E pelo visto a autora soube conduzir muito bem a narrativa com personagens carismáticos e detalhando sem monotonia.
    Ótima resenha, e ele já está na lista para ler faz tempo rsrsr.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  24. Ganhei o filme da minha amiga de Natal em 2012, mas ainda não tive a oportunidade de assisti-lo. Se gostar, vou atrás dos livros, pois o preço deles é bem salgadinho e nunca encontro uma promoção que valha a pena :/ .

    Beijo,
    Pamela.

    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Carlos,
    tudo bem?
    Engraçado, de repente, eu comecei a ouvir falar do nome desse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha ainda. O que logo chamou minha atenção foi o fato do pai dela tirar os personagens do livro. Adorei isso. Já me encantou logo por aí.; E sua resenha é tão empolgante, você gostou tanto da história que me contagiou.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oiiiee *-* tudo bom?
    Ah cara, sempre quis muito ler esse livro, infelizmente ainda não tive oportunidade. um ponto que você citou e que me deixou muito mais animada foi o fato dos personagens, eu AMO personagens que são bem construídos, isso me fascina. E a narrativa em 3° pessoa, como você disse, dá pra extrair vários sentimentos de vários personagens <3 <3

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  27. Eu já assisti uma parte do filme, e a minha mãe me contou o resto. E pelo que entendi a história é muito boa. Sempre que ouço alguém falar desse livro, é numa sentença cheia de elogios, então sou louca para lê-lo. A sua resenha foi muito instigante.

    http://morada-dos-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. AMEI a dica!
    eu vi o filme a muito tempo atrás >.< nem sabia que tinha um livro porque na epoca não me preocupei em pesquisar. Mas eu curti o filme e fiquei doida pra ler agora. A capa é linda! (babei demais)
    a história parece envolvente, os personagens, tão melhor vc ler a obra! Como já faz MUITO tempo que vi o filme, sei apenas a drama básica, então vai ser uma novidade pra mim ♥ isso é ótimo ♥
    vou anotar o livro e torcer para conseguir logo!
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - Sorteio de Ano Novo
    Pan's Mind - Concurso Cultural de Aniversário do I Like Movies!

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Adorei sua resenha, me deixou curiosa pra ler o livro.
    Eu sempre tive vontade, pra falar a verdade. Mas como eu já vi o filme, eu desanimei. Sua resenha meio que me deu novas esperanças, rsrs.
    Seu blog é muito lindo, parabéns!

    Beijos,
    Alice.
    pirando-com-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi, acho esse livro o máximo, nunca o li mas vi o filme e achei totalmente apaixonante e fantástico.
    Quero muito ler, mas o tamanho e grande e preciso de bastante tempo mas espero fazer isso em breve.
    Muito boa sua resenha deu mais vontade ainda de ler.
    Beijos e tem desafio de férias pra você lá no blog.
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Que blog lindo! O.O
    Amei esse lugar! Parabéns! *-*
    Morro, morro, morro de vontade de ler esse filme! Todas as resenhas que eu li, são super positivas, mas a sua é a mais, com certeza. kkkkkkkkk
    Esse é o livro favorito da minha melhor amiga e ela não cansa de me implorar pra ler. Não sei porque não li ainda! kkkkkk
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Sempre quis ler esse livro, principalmente pq amei o filme e como o livro sempre costuma ser melhor... Rsrs! O blog está 10! Parabéns!
    http://mygirlyandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Como tenho vontade de ler esse livro . Mas o preço dele é bem alto, o que faz com que eu sempre acabe deixando para depois. Sempre li resenhas desse livro e todos eles são positivas.. O que só faz com que eu sinta mas vontade de ler. Quem sabe um dia eu venha enfim ler ..

    Beijos,
    http://migre.me/huvJU

    ResponderExcluir
  34. Olá! Já coloquei este livros (e os volumes II e III) na minha lista de leitura! Ótima resenha! Abraço!

    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir